Mesmo sem uma data para que o Papi entre em funcionamento, o estudioso da aviação Roberto Mendonça, gestor de segurança operacional de voo, avaliou ao Jornal A TRIBUNA que a entrada em vigor do Rnav, agora em setembro, será uma melhoria bastante expressiva para Rondonópolis. Ele explica que o procedimento para os pilotos chegarem na pista continuará visual, sem o Papi, mas que o Rnav vai garantir a posição exata de aproximação e de saída do aeroporto, proporcionando segurança de voo. Além disso, atesta que os pilotos já contam com a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). Com a entrada em funcionamento do Papi, detalha que os procedimentos para pousos e decolagens estarão completos no município, indicando também aos pilotos a altitude exata na aproximação com a pista.
O Papi e o Rnav são grandes demandas locais, pois minimizarão os problemas com cancelamento de voos ou aterrissagem quando de condições meteorológicas desfavoráveis. Em relação ao Papi, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Fabrício Correa, informou ao Jornal A TRIBUNA que falta a vinda ao município do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), da Força Aérea Brasileira (Fab), que faz a inspeção no aeroporto, com a posterior homologação e publicação oficial. O Papi é um sistema de sinalização com aparelhos de iluminação com focos calibrados, que dá ao piloto a altitude exata no momento de aproximação da pista.
A licitação de aquisição e implantação dos sistemas Papi e Rnav foi feita pela Prefeitura de Rondonópolis no dia 4 de abril deste ano, representando um custo de R$ 880 mil aos cofres públicos. A instalação do Papi foi encerrada desde o começo de junho deste ano. Reforçando, o Papi ainda está pendente da sua homologação.
Com o começo da operação do Papi e do Rnav, a esperança é que os constantes cancelamentos de voos ou falta de condições de aterrissagem possam diminuir grandemente em Rondonópolis, bem como evitar prováveis acidentes aéreos.
FONTE: MARCIO SODRÉ - A TRIBUNA
Será que o daqui de Sorriso está em funcionamento??? pois a azul só opera com um voo diurno, e um voo por semana, bem que poderiam abrir mais voos já que o representante da Azul veio aqui e disse que estava tudo nos conformes, apesar que vão operar com retorno a noite, bem que poderiam ter mais horários de voos e com escala também para Brasília como a Passaredo tem em Sinop, apesar que não há frequência da mesma no estado..
ResponderExcluirQuando o GEIV passou aqui em Rondonópolis para homologar o procedimento RNAV o PAPI já estava instalado e funcionando, aguardando apenas a homologação do GEIV. Só não foi homologado junto com o RNAV por conta de burocracia.
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