sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Pilotos e tripulantes do Ciopaer-MT passam por capacitação

DAYANNI IDA
Assessoria/ Sesp-MT
Pilotos e tripulantes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) participam, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23.10), da 1° edição do curso de Gerenciamento de Recursos de Cabine/ Equipes - Crew /Corporate Resource Management (CRM). O curso será ministrado pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos VI (Seripa). A capacitação tem como objetivo aprimorar o gerenciamento de recursos de cabine, tripulação e corporação. As palestras serão ministradas das 8h às 17h, no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

As situações a serem explanadas são referentes a acidentes ocasionados por mau funcionamento de sistema, falta de técnica da tripulação, pânico e outras inabilidades. O objetivo é orientar para a resposta rápida e adequada a cada situação, identificando o problema e agindo pontualmente, evitando decisões erradas que possam gerar alguma tragédia. Devem participar do evento 56 membros do Ciopaer, entre tripulantes e pilotos.

À frente do evento, o capitão PM Leandro Muller destacou a importância do curso para o Ciopaer. “A capacitação integra as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que requer de todas as unidades envolvidas em atividades aéreas a atualização periódica do CRM. As palestras deverão nos orientar para atuação em casos de risco e aperfeiçoar a comunicação direta nessas situações”.

O comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique Santos, destacou os benefícios da capacitação na atuação do efetivo. “Essa atividade é muito importante para nós, a falta de capacitação e a deficiência na gestão de cabine é responsável por 50% dos acidentes aeronáuticos, receber essas orientações vai nos auxiliar quanto à atuação nesses momentos críticos”.

O Seripa IV é uma unidade ligada ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que em 2007 criou sete organizações para atuação no planejamento, gerenciamento e execução de atividades de segurança de voo no território brasileiro. A unidade responsável pelas apresentações ao Ciopaer no evento desta semana é o comando Seripa VI de Brasília, que atende a região de Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Tocantins. 

0 comentários: