domingo, 5 de abril de 2015

De quatro companhias aéreas que já atuaram em Alta Floresta, só restou uma

Fonte: Redação Alta Notícias

O Aeroporto Municipal Piloto Oswaldo Marques Dias, em Alta Floresta, já teve pousando em sua pista aeronaves comerciais de 4 grandes empresas aéreas em voos regulares, Azul/Trip, Passaredo, Ocean Air/Avianca e a BRA que encontra-se atualmente em recuperação judicial, também teve uma pequena empresa mato-grossense com voos regulares, a ASTA que operava com aeronaves Grand Caravann. Mas atualmente só continua operando a Azul/Trip.
O Aeroporto Municipal tem a 27ª maior pista do Brasil, a 3ª do Centro-oeste e a maior do Mato Grosso, tendo 2.513 metros de comprimento por 30 metros de largura, para exemplificar é a distância do início da av: Ariosto da Riva Neto até a escola Marinês (cálculos feitos através de imagens de satélite) e atualmente foi elevado a 5º categoria, ou seja, pode operar com grandes aeronaves. 
BRA - Brasil Rodo Aéreo
A companhia aérea BRA começou a operar em Alta Floresta no dia 18 de junho de 2007, os voos eram diários e a aeronave utilizada era o Boeing -737 que possui 189 lugares, a empresa fazia a linha Cuiabá – Alta Floresta, desembarcando no município ás 23:30 e embarcando todas as manhãs.
A empresa deixou de operar no município um mês aproximadamente após iniciar os trabalhos, a Agência Nacional de Aviação Civil suspendeu os voos "pelo fato de a companhia aérea estar operando voos de forma irregular, ou seja, sem a indispensável autorização da ANAC. Ela teria que ter HOTRAN (Horário de Transporte) aprovado pela agência para poder fazer os voos e não possuía tal autorização”
Ocean Air/Avianca
A Ocean Air/Avianca começou a operar no município em 17 de dezembro de 2007, a empresa entrou para assumir o lugar da BRA que além da suspensão pela ANAC havia iniciado processo de recuperação judicial e deixou de operar.
Os horários da Ocean Air/Avianca eram, desembarque em Alta Floresta ás 22:00hs e embarque ás 06:00Hs e o trajeto também era Cuiabá – Alta Floresta.
O último voo da empresa em Alta Floresta foi no dia 15 de março de 2009, a companhia deixou o município alegando a inviabilidade comercial, segundo ela, a aeronave oferecia 100 poltronas mas não eram vendidos nem 40% dos bilhetes.
Passaredo
A Passaredo começou a operar em março de 2011 com a linha Porto Alegre – Sinop – Alta Floresta, com aeronave Embraer 145, capacidade para 50 pessoas os voos eram diários e desembarcava no período da tarde, não conseguimos levantar os horários especificadamente.
A empresa suspendeu as atividades em Alta Floresta em julho de 2012, o motivo seria a reestruturação das rotas, a empresa saiu do município com a promessa de retornar e com novas linhas.
Azul/Trip 
A Azul/Trip é a empresa que opera a mais tempo em Alta Floresta, não conseguimos levantar desde quando, mas a empresa sempre apostou no município. Foram implantadas rotas Cuiabá – Sinop – Alta Floresta e até a rota Alta Floresta – Santarém, hoje a empresa opera a linha Cuiabá – Alta Floresta.
A companhia estava operando recentemente com dois horários, um com desembarque e embarque a tarde e um com desembarque a noite e embarque pela manhã, porém o voo noturno foi suspenso pela ANAC pois o aeroporto não apresentava condições de segurança suficiente. A empresa começou operando em Alta Floresta com a aeronave ATR 42 turbo-hélice e posteriormente mudando para o jato Embraer 190.

ASTA - América do Sul Transportes Aéreo
Não conseguimos levantar muitas informações sobre a empresa, ela operava no município com voos de carga e transporte de pessoas, o voo desembarcava todos os dias em torno das 13:30Hs, minutos antes do voo da Azul / Trip. A aeronave utilizada era a Grand Caravann.


0 comentários: